Vol. 1 No. 1 Year 2015

View this email in your browser

CAPACITAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DE APREDNIZAGEM COLABORATIVA
Projeto Financiado por 

NEWSLETTER

ACERCA DO PROJETO

O projeto IDIPOWER contribui para uma reorientação dos serviços de suporte com vista a ir de encontro às necessidades e objetivos das pessoas com deficiência, de modo a que se tornem o mais autónomas possível.
Metodologias e ferramentas harmonizadas, baseadas em boas práticas dos sistemas de suporte, irão ser desenvolvidas. Abordagens de aprendizagens colaborativas, envolvendo pessoas com deficiência, profissionais e famílias, irão ser integradas nos sistemas de suporte e tecnologias de informação e comunicação  irão ser usadas para suportar uma informação, comunicação e cooperação mais eficiente.

Os parceiros do consórcio, no 1º encontro do projeto em Torrelavega, Espanha, 26 e 27 de Fevereiro de 2015
 
EDITORIAL

   AMICA

O projeto IDIPOWER é originado pela união de 5 organizações Europeias, envolvidas no desenvolvimento de modelos de suporte centrados para a pessoa: AMICA e COPAVA (Espanha), CERCIOEIRAS (Portugal), HURT (Croácia) e CUDV DRAGA (Eslovénia), assim como o Centro Tecnológico especializado em aprendizagem e metodologias colaborativas através do desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação, para facilitar a sua implementação, nas quais também trabalham pessoas com deficiência: IAT (Alemanha).
A AMICA é a entidade responsável pela coordenação do projeto, com o suporte da COPAVA.
A AMICA é uma organização estabelecida em 1984, com a missão de descobrir as capacidades e limitações que existem em cada pessoa, suportando, encorajando o máximo da sua autonomia, o usufruto dos seus direitos, responsabilidade cívica e participação na comunidade.
A AMICA tem como visão suportar as pessoas para desenvolverem os seus projetos dentro da comunidade através de ações inovadores.
Da sua experiência e dos restantes parceiros, começando pela análise dos diferentes modelos de suporte que estão a ser desenvolvidos, é possível criar uma metodologia inovativa para um trabalho colaborativo. Esta metodologia vai criar uma consciencialização e promover exemplos de boas práticas onde as pessoas com deficiência podem desenvolver o seu projeto de vida, com o suporte das suas famílias e profissionais.


ENCONTROS DO PROJETO

Ljublajana, Eslovénia, 26 e 27 de Outubro, 2015

Os parceiros do consórcio reuniram-se pela 3ª vez, em Ljublajana. Um dos principais tópicos do encontro foi o Desenvolvimento do Programa de Treino.
A anfitriã do encontro foi a CUDV DRAGA, que organizou visitas à sua instituição.

Atividades de Disseminação/Divulgação

Em Novembro, o projeto IDIPOWER foi apresentado no III Congresso de Alterações de Comportamento, através de um poster promocional. (Manresa, Espanha)
 
As atividades do projeto foram apresentadas durante o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, nas celebrações da Associação Croata de Terapeutas Ocupacionais in Zagreb, Osijek e Mali Losinj
Consórcio do projeto IDIPOWER
Este projeto foi financiado com o Apoio da Comissão Europeia. Esta publicação (comunicação) reflete apenas as opiniões do autor e a Comissão Europeia não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feita das informações nele contidas.